O que é a Psicologia do Desenvolvimento?

 

Esta psicologia ocupa-se da investigação dos processos que se alteram durante o curso da vida (infância, adolescência e idade adulta). Examina habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral, formação da identidade, etc.

 

A Psicologia do Desenvolvimento é uma ciência que se ocupa dos processas que se alteram no curso da vida (infância, adolescência, idade adulta) estudando os comportamentos e processos mentais; parte da descrição para a explicação desses comportamentos de um modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais.

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A evolução do objecto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento

 

A reflexão sobre a mente e os comportamentos humanos começou na Filosofia, na qual se abordava questões com a “consciência” ou as “faculdades da mente”. No entanto, só no final do século XIX, com Wilhelm Wundt, surgiu a primeira tentativa de estudar cientificamente esses temas, através do controlo laboratorial do método introspectivo, usado para estudar as sensações imediatas e conscientes que ficou conhecido com associacionismo ou estruturalismo – a Psicologia procurava autonomizar-se da Filosofia.

Desde o século XIX, o objecto de estudo da Psicologia sofreu uma evolução. Inicialmente, centrava-se no estudo das experiências conscientes acessíveis através da introspecção, concepção que vai ser posta em causa pelo behaviorismo de John Watson, que considerava que só o comportamento objectivamente observável poderia ser objecto de uma ciência. E só um método poderia ser utilizado cientificamente – o método experimental.

Outras correntes surgiram, em simultâneo, no início do século XX. A psicanálise de Sigmund Freud considerava que para se explicar o comportamento humano seria necessário compreender o papel do inconsciente. Freud chamou também à atenção para a importância da infância na explicação dos comportamentos do adulto. O gestaltismo de Wolfgang Kohler opôs-se ao associacionismo e ao behaviorismo, por referir a importância do todo, mais do que os elementos isolados, a partir do estudo da percepção. O construtivismo de Jean Piaget pôs em evidência o papel activo do indivíduo na construção do seu próprio desenvolvimento e a interacção entre a hereditariedade e o meio; com base nestes princípios Piaget conceptualizou os aspectos qualitativos da inteligência.

Estas correntes contribuíram para a definição do objecto da Psicologia e para o seu carácter empírico e experimental.

Hoje, a Psicologia do Desenvolvimento tem como objecto de estudo não só o comportamento observável, mas também os processos mentais. O conceito de comportamento evoluiu. Refere-se a todas as respostas do ser humano (e até do animal por comparação com o humano) observáveis ou não (por exemplo, sentimentos, pensamentos, etc.) conscientes ou inconscientes. Vários aspectos do ser humano que foram sendo estudados ao longo do tempo – os grupos, a cultura, a criança, a adolescência, os processos patológicos, etc. – integram actualmente o objecto da Psicologia.