Hereditariedade vs. Meio

 

 

Crescimento físico e desenvolvimento: controvérsia Hereditariedade vs. Meio

 

 

Hereditariedade - potencialidades herdades pelos filhos no momento da concepção.Genes são um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica.

 

Meio – elementos que, no plano fisiológico, sensorial e sociocultural, influenciam o desenvolvimento do individuo. Na passagem do genotipo para o fenotipo o meio pode influenciar positivamente ou negativamente.

 

Aquando do desenvolvimento de um indivíduo, este pode ser influenciado quer pelo meio (educação, valores, costumes, linguagem) quer pelos seus progenitores (doenças, valores, traços físicos, etc.)

 

Prova de que não é só a hereditariedade a influenciar o desenvolvimento de um indivíduo são os estudos das características e do comportamento de gémeos idênticos mas educados separadamente. Estes gémeos, apesar de terem os mesmos progenitores e fisicamente serem muito parecidos, possuem algumas características e comportamento diferente, uma vez que não se desenvolveram no mesmo meio, ou seja foram dois meios diferentes a influenciados e a desenvolve-los.

 

Muitas das características do nosso corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos são transmitidos por hereditariedade, isto é já vem dos nossos progenitores, já nascem connosco.

 

A hereditariedade é mesmo isso, é o conjunto de eventos biológicos responsáveis pela transmissão de uma herança a seus descendentes através de seus genes. Esta informação genética é transmitida através dos genes.

 

 

Alguns casos veridicos:

 

Oxana

 

Harry Harlow